top of page
escritorio 1.jpeg
notebook 1.jpeg
cha 1.jpeg
Imagem do WhatsApp de 2024-03-23 à(s) 15.40.45_34d58813.jpg

FAVENI

Marcio Alexandre Afonso Polizelli

GESTÃO E RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE E PROFISSIONAIS DE SAÚDE ATUANDO NO DEPARTAMENTO DE RH.

 

São José do Rio Preto - SP

2024

 

FAVENI

 

Marcio Alexandre Afonso Polizelli

GESTÃO E RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE E PROFISSIONAIS DE SAÚDE ATUANDO NO DEPARTAMENTO DE RH.

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos 720 HORAS

 

São José do Rio Preto - SP

2024

GESTÃO E RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE E PROFISSIONAIS DE SAÚDE ATUANDO NO DEPARTAMENTO DE RH.

 

Autor: Marcio Alexandre Afonso Polizelli

 

 

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

 

RESUMO- O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância dos Recursos Humanos e da Gestão também no âmbito da saúde. Os Recursos Humanos em Saúde permitem uma melhor administração e capacitação de profissionais dentro de centros de saúde como clinicas e hospitais sejam eles privados ou público.

Uma importante observação no que se refere saúde e Recursos Humanos, é que profissionais de RH podem sofrer uma alta demanda de trabalho sobrecarregando a parte física e psíquica sendo ótimo a presença de profissionais de saúde no setor de RH para oferecer estratégias, técnicas, ajustes e prevenções para uma saúde que permite um melhor desempenho desses trabalhadores.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: RH. Psicologia. Coaching. Gestão. Laboral.

 

 

ABSTRACT- The present work aims to demonstrate the importance of Human Resources and Management also in the field of health. Human Resources in Health allow for better administration and training of professionals within health centers such as clinics and hospitals, whether private or public.

An important observation regarding health and Human Resources is that HR professionals can suffer a high demand of work, overloading the physical and psychic part, and the presence of health professionals in the HR sector is great to offer strategies, techniques, adjustments and preventions for health that allows a better performance of these workers.

 

KEYWORDS: HR. Psychology. Coaching. Management. Labour.

 

 

 

.Sumário.

1-INTRODUÇÂO .............................................................................................4

 

2-DEFINIÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÙDE................................5

 

2.1-A IMPORTÃNCIA DA SAÚDE DENTRO DO DEPARTAMENTO DE RH.6

3-CONCLUSÃO................................................................................................8

4-REFERÊNCIAS.............................................................................................9

 

 

 

 

 

 

1.INTRODUÇÃO

Os Recursos Humanos seguem instruções para estabelecer um plano com atribuições que variam conforme o tipo de atividade e tamanho ou porte da empresa, no entanto os Recursos Humanos em saúde possuem um diferencial em relação a pratica habitual, rotina e costume sendo que no Recursos Humanos em Saúde é necessário o conhecimento de Leis, Resoluções e decretos instaurados pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, Conselho de Classe referente a cada profissão, treinamento de princípios ligados ao código de ética profissional, sigilo profissional com o paciente atendido e princípios ligados a privacidade, por esse motivo treinamento para que o profissional conheça e mantenha esses princípios são indispensáveis para o funcionamento adequado dos centros de saúde.

Sabe-se também que trabalhadores de ambiente de escritório como nos casos dos funcionários de Recursos Humanos, pode ocorrer fortes conflitos seja pelo ambiente ou por desacordos internos entre funcionários, neste caso a presença de profissionais para rotinas Laborais seja ela física para que o ambiente da estrutura dos objetos seja a mais adequada para o conforto de execução de tarefas, assim como para o âmbito emocional em que estratégias e treinamentos são boladas para um melhor convívio entre os funcionários de RH. Praticas preventivas de tratamento de uma forma mais individual também pode trazer uma maior satisfação lado a lado com as práticas em grupo, tudo isso para que possa haver harmonia no trabalho que gera maior paciência, desempenho, produtividade e uma dinâmica mais efetiva entre os envolvidos na tarefa em questão.

Pode-se dizer que tanto o RH pode auxiliar profissionais de saúde, quanto profissionais de saúde inseridos no ambiente de RH podem auxiliar esses trabalhadores existindo uma troca mutua de saberes e conhecimento profissional para uma melhor satisfação de vida no trabalho para cada pessoa presente nestes setores.


2. Definição de Recursos Humanos em saúde.

Em sua definição RH tem fundamental importância por realizar recrutamento, selecionar colaboradores, aplicar treinamentos e testes, oferecer feedbacks, definir política de cargos e salários, formar todos no que diz respeito à higiene e segurança do trabalho, além de ser um elo de comunicação a empresa e os profissionais que ali desempenham suas funções. Muito além de contratação, gestão de benefícios, desligamentos que são praxe do RH, o RH em Saúde precisa lidar com exigência de certificação, regulamentações do governo e conselhos de classe, segurança da força de trabalho e preocupação crescente do Burnout do funcionário, estes setores estão presentes em hospitais e centros de saúde, para um trabalho de segurança, privacidade e entendimento das leis do governo, sendo um desafio para o RH em Saúde reter pessoas com talento.

No ano de 1986 foi realizada a primeira conferência Nacional de RH em saúde, onde foram feitos analises dos aspectos a serem implantados no programa que ficou conhecido como SUS. Trabalhadores reivindicaram reorganização de suas práticas profissionais e de suas práticas jurídico-legais.

Antes da criação do SUS os Recursos Humanos em Saúde eram vistos com menor importância, porém com a reforma sanitária o RHS seguiu orientações da oitava Conferencia Nacional de Saúde em que o RHS ganha sua própria temática, visibilidade, começando a reformular as políticas de saúde do país.

A gestão do trabalho no SUS envolve as questões relacionadas à vida funcional do trabalhador (ingresso, provimento, movimentação, enquadramento, desenvolvimento na carreira e garantia de direitos trabalhistas), as garantias de condições adequadas de trabalho, participação dos trabalhadores na formulação de políticas (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) e na criação de espaços de negociação (Ramos et al., 2009, p. 44).

Brito (2002), aponta caráter interdisciplinar da área e necessidade de promover novo conceito em RHS, questões como qualidade e produtividade no trabalho, da construção de uma teoria própria do trabalho em organização em saúde.

Os Recursos Humanos e Gestão em saúde é um campo de pesquisa em intervenção, compõe a tradicional administração de pessoal, qualificação dos profissionais, organização do trabalho, regulação de exercício profissional, composição e adequada distribuição da força de trabalho, sendo que o profissional de saúde se beneficia desta área pois embora o campo da saúde seja de grande valor para o desenvolvimento da sociedade, não é assim que esses profissionais costumam se sentir. O RH pode auxiliar nessa valorização com a alta administração das instituições para construir um plano de carreira e aumentar produtividade e a motivação desses profissionais.

 

2.1 – A IMPORTANCIA DA SAUDE DENTRO DO DEPARTAMENTO DE RH.

 

Dentro do que diz respeito ao RH e a gestão em saúde podemos também considerar o trabalho de gerir e coordenar o trabalho de profissionais de saúde dentro de empresas privadas e pertencente ao governo como no caso do SUS que precisa de gestores em saúde, no entanto podemos formular estratégias em saúde dentro do próprio departamento de RH onde pode existir técnicas de ginastica laboral (Realizadas por Fisioterapeutas e ou Educadores Físicos), meditação, massoterapeutas, acupunturistas e profissionais de ergonomia (estudo presente na fisioterapia) que em poucos minutos podem com suas técnicas melhorar o bem estar físico e emocional dos trabalhadores de RH garantindo maior rendimento no trabalho, o natural é se sentir bem e se o trabalhador se sente bem, seu trabalho se desenvolverá melhor. O fato é que os melhores setores sejam públicos ou privados são aqueles que cuidam bem de seu pessoal e ou colaboradores, a sinergia entre o pessoal de um setor e o auxílio que profissionais de saúde podem prestar impulsiona o sucesso de todos, pois quando encontramos prazer no que fazemos, fazemos tudo muito bem, quando os acessórios de um escritório estão bem adaptados ergonomicamente o conforto que diminuem as formas de estresse físico e mental favorece o dinamismo e desempenho de todos os envolvidos.

O Coaching possui uma relação intima com a saúde emocional do RH por potencializar as melhores competências e habilidades profissionais, sendo eles profissionais que podem sensibilizar os profissionais de RH para que eles possam compreender anseios de colaboradores, promovendo alcance de ótimos resultados com treinamento e desenvolvimento de pessoas, levando uma taxa de satisfação que promove o bem estar de todos reduzindo a carga de estresse.

O Psicólogo é um profissional de grande importância na saúde dos envolvidos no RH devido a psicologia cognitiva, sendo uma área que estuda e age em prol da concentração, da memória, do raciocínio, da atenção e das emoções nos espaços de trabalho e ajudando a ter uma melhor vivencia dentro da empresa, construindo um espaço mais saudável para todos.

­ A despeito de nosso compromisso (ético) com a saúde do trabalhador, não

professamos um compromisso de classe e, se falamos de saúde organizacional é,

ademais, para marcarmos um comprometimento contratual que temos com a

organização e em prol da organização, e não exclusivamente com seus dirigentes ou

com seus funcionários. Nossa preocupação é com o sofrimento psíquico no trabalho. Bastos (2009, p.102)

Os problemas psicológicos surgem com uma relação difícil entre os colaboradores, trazendo estresse, ansiedade, depressão. Uma carga muito elevada de trabalho tendo uma entrega de demanda exagerada que faz o trabalhador chegar ao limite físico e mental causando um colapso, assim procrastinação, perda de foco e distrações involuntárias são cada vez mais presentes, a incapacidade de tomar decisões se torna cada vez mais evidente comprometendo a produtividade e o andamento dos negócios, com toda essa dificuldade na ergonomia cognitiva as pessoas perdem a capacidade de aprender, toda palestra e treinamento pode se tornar perda de tempo e recursos pois sem foco da equipe os torna incapaz de aprender algo novo.

 

 

3- Conclusão

O presente trabalho teve como objetivo reforçar a observação da importância que os Recursos Humanos tem em relação as profissões da saúde, mas também a importância que os profissionais da saúde têm para os trabalhadores em recursos humanos.

A sinergia multiprofissional pode melhorar o desempenho de todos, sendo de grande importância o conforto, companheirismo, harmonia, entendimento nos locais de trabalho pois o mínimo de estresse possível traz satisfação e uma melhora nesta satisfação faz com que a disposição de cada trabalhador seja maior para chegar em seu setor, trabalhar e voltar para casa carregando o mínimo possível de estresse e frustração, toda essa melhoria no ambiente de trabalho aumenta a produtividade, desempenho e funcionamento geral de cada setor de trabalho.

 

 

 

4 - REFERÊNCIAS

Brito, P. Presentación – El mundo del trabajo en el ámbito de la salud. Revista Latino-americana de Estudios del trabajo, ano 8, 2002.

 

BARROS, Leonardo. RH Na Área De Saúde: Por Que Isso é Importante?. Solides Tangerino Blog. 2017-2023, Disponível em: https://tangerino.com.br/blog/rh-na-area-de-saude/

BASTOS, Edu. A.M. O que fazemos quando fazemos Psicologia do Trabalho? Psicólogo informação, Ano 13. N. 13. Dezembro, 2009. Disponível em:http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0929.pdf?fbclid=IwAR0EMVxJDr_MQ5m3V7siCPtJ7PwN5hKF8dwn3_omhMj7IBjQoYe4q-eN0As

MARQUES, José Roberto. Conceito e Definição De Recursos Humanos. IBC Instituto Brasileiro de Coaching, 2019. Disponível em:https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/conceito-definicao-recursos-humanos/

LINDQUIST, Margaret. A Importância da Área de Recursos Humanos em Saúde. ORACLE. 2023 Disponível em: https://www.oracle.com/br/human-capital-management/healthcare-human-resources

O Que é Ergonomia Cognitiva e Qual Sua Importância no Trabalho. ATEC Original Design Blog, 2021. Disponível em: https://www.atec.com.br/blog/ergonomia/ergonomia-cognitiva/

PEDUZZI, M & SCHRRAIBER, L. B. A Pesquisa na Área de Recursos Humanos no Brasil. In Workshop Mapeamento de Projetos de Pesquisa e Intervenção Sobre Recursos Humanos em Saúde, no Âmbito Nacional. São Paulo, maio 2000

 

RAMOS, Alexandre S. et al Política de gestão do trabalho e educação permanente na Bahia. o SUS é uma escola. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 33, n. 1, p. 44, jan.-mar. 2009.

escritorio 2.jpeg
notebook 2.jpeg
cha 2.jpeg
Imagem do WhatsApp de 2024-03-23 à(s) 15.40.34_7bb6ae83.jpg
agulha brtaço.jpeg

GESTÃO E RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE E PROFISSIONAIS DE SAÚDE ATUANDO NO DEPARTAMENTO DE RH.

Profissionais de Saúde podem Harmonizar o Ambiente de Trabalho

Conheça a Bianca
Por que naturopatia

Por que naturopatia?

Para trazer prevenção sem riscos aos colaboradores.

Fitoterapia

O Uso de Ervas Medicinais Prescrito por um Profissional Qualificado pode melhorar o Bem Estar.

Cansaço

A Massoterapia dentro do setor de escritorio reduz o cansaço e aumenta a produtividade.

Detoxificação

Um Bom suco natural no lugar

de refrigerante pode ser a saída para ingerir menos substancias toxicas (Tomar sem açúcar)

Saúde 

O uso de Chá calmante e Acupuntura pode melhorar a saúde mental e fisica no trabalho

trazendo maior paz de espírito. 

Ginastica Laboral 

Ginastica laboral de 10 min 3 vezes ao dia durante o trabalho ajuda a liberar endorfinas cerebrais.

Estresse

Profissionais de saúde oferecendo serviços no ambiente de escritorio aumenta a disposição, produtividade e dinamismo. 

Dr. Marcio Alexandre Afonso Polizelli

"A união do conhecimento de diversos
profissionais em um mesmo ambiente
pode trazer beneficio e progresso a todos."

— Marcio Polizelli-

Serviços

Chá, Boa Alimentção e Práticas Integrativas podem tornar o ambiente de trabalho mais feliz e produtivo
Serviços
bottom of page